Distribuidora de Doces Árabes: R. Firmiano Pinto, 213 Belenzinho - São Paulo (11) 2694-4028 EN-US

distribuidor de doces árabes, fabricante de doces árabes, doces árabes, faruk doces

Verão adocicado

Por Vittória Cataldo

*Personagens e situações fictícias

 

— Ação! — O diretor grita da cadeira dele, que fica fora do cenário da gravação. Todos estavam atentos e em seus devidos lugares. A cena começa a se desenrolar.

Cena 38 (INT*)

Cozinha

Café da manhã

Hugo entra e encontra os pais tomando café da manhã tranquilamente. Pai lê um jornal, a mãe apenas desfruta do café da manhã.

Hugo: Bom dia.

Mãe: Olá, querido.

Pai: Bom dia, filho.

Hugo senta-se na mesa, coloca um pouco de suco em um copo e pega um doce árabe que está na mesa.

Mãe: Ansioso para o primeiro dia?

Hugo: É a minha escola, mãe. Já estudei lá antes, não é como se eu fosse novo ou algo assim.

Hugo toma todo o suco de uma vez e vai direto para a porta.

Mãe: Espera! Você nem comeu nada!

Hugo: Preciso ir. Já estou atrasado!

Mãe e pai juntos: Salaam Aleikum.**

Hugo: Salaam Aleikum.

Hugo sai.

Fim da cena 38

Eu sei o que vocês devem estar pensando. A maioria dos telespectadores pensam “tanta comida na mesa e nada deles comerem, que absurdo!”. Eu entendo e penso igual. Porém, nós temos que seguir o que está escrito no roteiro. E nesse que você acabou de ler, nessa pequena cena que acabamos de gravar, não está escrito nada para o Hugo comer.

A propósito, sou Paulo, o cara que interpreta o Hugo.

Estamos fazendo uma novela para mostrar um pouco mais sobre a cultura árabe. Posso dizer que aprendi diversas coisas no decorrer desses meses de gravação, como por exemplo, essa cultura possui valores como lealdade, honra, tradicionalismo e conservadorismo. Valorizam a amizade, o respeito, a paciência e a privacidade acima de tudo.

Outra coisa que a novela explora e deixa claro é que a tradição árabe é muito conhecida para os negócios, nos quais é necessário ter paciência para pechinchar e negociar os valores das mercadorias.

Abordamos assuntos também como o casamento, e os costumes árabes, como na hora de comer, por exemplo. Árabes muçulmanos e judeus não se alimentam de carne de porco, comem somente com a mão direita e normalmente fazem suas refeições sentados no chão.

Falando em comida, esse é um assunto abordado na novela que eu mais gostei de aprender. A alimentação árabe é baseada em uma dieta de tâmaras, trigo, cevada, arroz e carne, com pouca variedade e uma ênfase em produtos similares ao iogurte. À medida que os povos semitas indígenas da península se expandiram pelo Oriente Médio e pelas regiões vizinhas, seus gostos e ingredientes também se alteraram.

Então as mesas no café da manhã eram repletas de comidas árabes, e o que mais me chamava a atenção eram os doces. Impecáveis e cheirosos, e nossos roteiros sempre nos dizendo para beber e não comer nada. Então a vontade aumenta, pois o cheiro que impregna nas nossas narinas nos fazem imaginar um paladar sensacional.

Então depois de finalizar as gravações daquele dia, eu decidi ir até a Faruk Doces Árabes. Eles são os fabricantes de doces árabes que fornecem as variedades de doces que os telespectadores veem na nossa mesa pela televisão, além de fornecerem doces árabes para todo o Brasil.

O verão está esquentando todos os nossos dias agora, e a sensação que sentimos de “barriga cheia” é mais comum. Por isso é importante comidas leves e bebidas refrescantes. A culinária árabe é recheada de nozes, legumes, frutas, ervas, entre outros ingredientes para deixar seu paladar mais diferente e exótico.

— Quero doces leves. — Pedi para o cara no balcão.

— Fez uma ótima escolha. — O cara do balcão me disse sorrindo, trazendo uma bandejas de pequenos doces árabes.

— Fiz? — Perguntei, mas eu já sabia que sim. Queria que ele só confirmasse o que eu já sabia.

— Sim sim, oras. — Ele disse e apontou para a bandeja na minha frente. — Todos os ingredientes são leves e fresquinhos. E nada melhor do que comer doces leves no verão.

Eu sorri e continuei comendo aqueles doces leves e gostosos. E senti que podia comer o dia todo, sem parar. Além de serem leves, com os ingredientes perfeitos para o seu verão, são doces saudáveis, para quem preferir doces árabes diets.

— Ei, você não é aquele garoto da novela árabe? — O moço do balcão me perguntou me reconhecendo.

— Sou sim. — Respondi sorrindo.

— E pela sua cara é a primeira vez que experimenta esses doces árabes, não é mesmo?

— Sim. — Respondi colocando outro doce na boca.

— Como conseguiu só vir comer agora? O verão começou já faz um tempinho.

— Sabe que eu ainda estou me perguntado isso…

 

*INT de INTERNO, ou seja, cena interna, que acontece no interior;

**Salaam Aleikum é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.

Leave a Reply