Entre em Contato

A história por trás do Doce Árabe – Parte I

A culinária árabe é famosa por seu sabor e apesar de ter pratos um pouco complexos, conta com influências de outras regiões e culturas.

Apesar de os pratos salgados serem mais conhecidos mundialmente, os pratos doces têm importantes aspectos culturais e históricos no ocidente. Além de serem destaque no dia a dia dos ocidentais, estão presentes em rituais religiosos e seculares.
Essa cultura iniciou-se durante a ascensão do Islã quando os doces tornaram-se parte integral principalmente de reuniões reais e cerimônias religiosas na região. Logo depois espalhou-se entre todo o povo tornando-se, também, parte de ocasiões sociais como, por exemplo:

Nascimento de uma criança

A boca do bebê que acabara de nascer era lambuzada de calda acreditando que, assim, garantiriam um futuro cheio de palavras doces.

Enterro

Faziam pudins ou halva de semolina para se despedirem do falecido. Essa tradição dura até os dias atuais.
As receitas de doces árabes misturam diversos ingredientes que jamais imaginaríamos, em nossa culinária, misturar. Além de saborosíssimos, ainda são delicados, visivelmente bonitos e suculentos.
Mantecal

Dentre as diversas formas de preparo dos doces árabes, encontramos:

Podem ser recheados ou cobertos por:
Doce ninho castanha

Confira aqui nosso cardápio completo de doces árabes e venha experimentar essa delicia na R. Firmiano Pinto, 213 Belenzinho – São Paulo.