Conheça o café turco e o chá árabe
A culinária árabe é muito conhecida pelos seus temperos fortes e marcantes, mas também é referência em algumas bebidas como o café e o chá, com sabores diferentes e exóticos. Tanto o café, quanto o chá, possuem métodos de preparação únicos que estão relacionados a cultura e as crenças árabes.
Como é feito o café?
O café, também conhecido como café turco, é preparado em uma panela chamada Ibrik, bem parecida com uma chaleira. O objeto permite que a água seja fervida junto com o grão moído e, diferente do nosso café, ele não é filtrado. Esse é um dos pontos que responsáveis pelo sabor forte da bebida que costuma ser servida com especiarias como anis estrelado, cardamomo e canela.
Como resultado, temos um café concentrado servido em xícaras sem asas. A chamada “borra de café”, que fica no fundo da xícara, é utilizada para fazer leituras do futuro de alguém. Essa prática é chamada de cafeomancia e é bem comum na cultura árabe.
Quais os benefícios do café turco?
Para quem gosta de cafés fortes pela manhã, o café turco é uma ótima opção já que sua forma de preparo, mantendo o café em infusão, libera um alto teor de cafeína e um sabor robusto. Consumir o café turco pode auxiliar na diminuição de inflamações, reduzir riscos de doenças crônicas e cardíacas e aumentam os níveis de energia do corpo.
Os benefícios também estão atribuídos à presença de ácido clorogênico, que ajuda quem tem diabetes. Além disso, o café, de um modo geral, está associado ao aumento da expectativa de vida e menores riscos de cânceres, depressão e doenças neurodegenerativas.
Saiba como preparar o seu café turco!
Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios, deve ter ficado com vontade de experimentar. Para começar o preparo você vai precisar de um Ibrik, café moído à textura de açúcar de confeiteiro, açúcar e especiarias. Recomendamos que use cafés de torra média e alta para um resultado melhor.