Distribuidora de Doces Árabes: R. Firmiano Pinto, 213 Belenzinho - São Paulo (11) 2694-4028 EN-US

Pratos árabes que você precisa experimentar

A culinária árabe é muito diversificada, com alguns pratos parecidos com os brasileiros e outros que são completamente diferentes dos nossos costumes, mas não deixam de ser deliciosos. O sabor forte com especiarias únicas tornam nossas refeições mais gostosas e, na maioria das vezes, mais saudável. 

Hoje, viemos te apresentar pratos árabes que você precisa experimentar. Além de saborosos, eles possuem benefícios para a nossa saúde e assim, você pode aproveitar o melhor da cozinha do oriente médio com o bônus de ter uma alimentação saudável e agradável. 

1 – Kibe

O kibe é muito amado por todos nós e já faz parte do costume brasileiro. Nas festas é comum encontrar a versão menor, enquanto nos bares e lanchonetes acompanham a cerveja gelada. Suas variações vão do tradicional kibe frito ao assado ou cozido, além de poder ser recheado, mas o que muita gente não sabe é que ele pode ser muito saudável. Sua preparação tem como ingrediente a hortelã, planta que alivia dores e ajuda no relaxamento dos músculos. A hortelã também é detox, ou seja, auxilia no funcionamento intestinal e na limpeza de toxinas do corpo. 

2 – Falafel 

Os bolinhos fritos de grão-de-bico trazem todos os nutrientes da leguminosa em sua preparação. O grão já é conhecido por ser recomendado em diversas dietas devido a sua capacidade de desintoxicação e auxílio no tratamento de problemas glicêmicos. Apesar de ser frito, o falafel ainda é saudável, mas fica perfeito quando combinado com saladas orgânicas ou acompanhamentos mais leves. 

3 – Tabule

A preparação do tabule é a mais simples, considerando que todos os ingredientes são crus. A salada é feita com trigo de kibe, que é rico em vitamina B, tomate, hortelã e algumas outras especiarias. É um prato super leve que combina com dias quentes e pode ser consumido como acompanhamento durante uma refeição normal.

4 – Babaganuche 

As vantagens do babaganuche estão na sua preparação com berinjela. O antepasto é rico em fibras, não possui gorduras saturadas e apresenta pouco carboidrato. É ótimo para acompanhar o pão sírio e satisfazer uma refeição sem precisar comer algo muito pesado. 

5 – Coalhada Seca

A coalhada seca é feita com leite e iogurtes integrais e apesar de possuir mais gordura, pode ser feita com lácteos desnatados. Ainda assim, é muito saudável e auxilia o funcionamento do estômago, principalmente quando combinado com fibras como linhaça ou chia. 

6 – Homus

A pasta de grão-de-bico costuma ser degustada com pão sírio, acompanhamento para kafta ou até mesmo para o falafel, que tem o mesmo ingrediente como base. Falando em falafel, apesar de levarem a mesma leguminosa na composição, o homus preserva ainda mais os benefícios do grão, afinal não é levado a altas temperaturas e é cru. O prato também tem entre seus ingredientes o tahini, uma pasta de gergelim. A junção de todos os ingredientes concentra proteína, ferro, cálcio, fibras e é fonte de ômega 3 e 6 em um só lugar.

Além de saborosos, os pratos árabes podem contribuir e muito para a sua saúde, mas também precisam ser consumidos com moderação. Muitos são fritos e, apesar de possuírem uma base saudável, assim como tudo, devem ser aproveitados da maneira correta para não prejudicar nossa saúde com a falta de outros nutrientes. 

Para a sobremesa também temos muitos doces saudáveis, como falamos neste texto e se você nunca experimentou, é o momento de entrar em contato com a Faruk e pedir já o seu! Assim como os pratos salgados, os doces possuem nutrientes e são para todos os gostos, inclusive vegetarianos e veganos. Entre em contato com a gente e peça já o seu doce árabe! 

 

Leave a Reply