Distribuidora de Doces Árabes: R. Firmiano Pinto, 213 Belenzinho - São Paulo (11) 2694-4028 EN-US

Conheça o café turco e o chá árabe

A culinária árabe é muito conhecida pelos seus temperos fortes e marcantes, mas também é referência em algumas bebidas como o café e o chá, com sabores diferentes e exóticos. Tanto o café, quanto o chá, possuem métodos de preparação únicos que estão relacionados a cultura e as crenças árabes. 

Como é feito o café?

O café, também conhecido como café turco, é preparado em uma panela chamada Ibrik, bem parecida com uma chaleira. O objeto permite que a água seja fervida junto com o grão moído e, diferente do nosso café, ele não é filtrado. Esse é um dos pontos que responsáveis pelo sabor forte da bebida que costuma ser servida com especiarias como anis estrelado, cardamomo e canela. 

Como resultado, temos um café concentrado servido em xícaras sem asas. A chamada “borra de café”, que fica no fundo da xícara, é utilizada para fazer leituras do futuro de alguém. Essa prática é chamada de cafeomancia e é bem comum na cultura árabe. 

Quais os benefícios do café turco?

Para quem gosta de cafés fortes pela manhã, o café turco é uma ótima opção já que sua forma de preparo, mantendo o café em infusão, libera um alto teor de cafeína e um sabor robusto. Consumir o café turco pode auxiliar na diminuição de inflamações, reduzir riscos de doenças crônicas e cardíacas e aumentam os níveis de energia do corpo. 

Os benefícios também estão atribuídos à presença de ácido clorogênico, que ajuda quem tem diabetes. Além disso, o café, de um modo geral, está associado ao aumento da expectativa de vida e menores riscos de cânceres, depressão e doenças neurodegenerativas. 

Saiba como preparar o seu café turco!

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios, deve ter ficado com vontade de experimentar. Para começar o preparo você vai precisar de um Ibrik, café moído à textura de açúcar de confeiteiro, açúcar e especiarias. Recomendamos que use cafés de torra média e alta para um resultado melhor. 

  1. Coloque água no Ibrik, calculando cerca de 50ml por xícara. 
  2. Adicione o açúcar e as especiarias. Caso não saiba quanto colocar de especiarias, recomendamos comprar em casas árabes, assim, eles podem te indicar a quantidade certa. 
  3. Coloque o recipiente para ferver e, quando a água entrar em ebulição, retire do fogo e coloque uma colher pequena de café por xícara. Mexa um pouco até que o pó esteja imerso. 
  4. Deixe levantar fervura três vezes distintas. Deixe o recipiente descansar entre elas até que a espuma abaixe. 
  5. Depois da terceira fervura, deixe o Ibrik descansar até que o pó esteja no fundo. 
  6. Sirva o café em xícaras pequenas. Não mexa a bebida antes de degustar, pois torna o café arenoso. 

Para servir, também são necessários alguns cuidados:

  1. Fique atento à xícara e sirva a bebida com muito cuidado, a uma pequena altura e com movimento circular controlado. Levante a cafeteira um pouco mais que o normal para assentar o pó no fundo e esfriar a bebida. 
  2. As superfícies devem estar bem limpas para o ritual de degustação do café. 
  3. Um ótimo acompanhamento para o café doces árabes, que harmonizam perfeitamente com as especiarias.

Dica extra: conheça também o chá árabe! 

Os diversos sabores de chá árabe também possuem muitos benefícios para a saúde, como ação anti-inflamatória, melhora no sistema imunológico, melhoras na memória e diminuição de dores estomacais. Os mais comuns são os chás Chá Na’na, preparado com hortelã; chá Zaatar, a base de tomilho; chá Yansoon, feito com anis; chá Maramia, preparado com sálvia; chá Hal, feito com base no exótico cardamomo; e chá Karkadeh, preparado com hibisco;

Conheça também a receita de um chá árabe para aproveitar em casa! Este é o chá Na’Na e possui ação antiinflamatória, vitaminas antioxidantes e combate dores de garganta e gripes. Para preparar você vai precisar de hortelã fresca a gosto, saquinho de chá preto, coador pequeno e açúcar a gosto.

  1. Ferva a água de acordo com a quantidade de chá desejada;
  2. Prepare o bule para fazer a difusão do chá;
  3. Pique a hortelã;
  4. Coloque  os saquinhos de chá dentro do bule para fervura;
  5. Jogue a hortelã por cima do chá caso esteja usando bule com difusor. Caso não, basta colocar junto com o chá preto na água; 
  6. Ponha folhas de hortelã na xícara e despeje o chá;
  7. Deixe descansar por mais ou menos 5 minutos. 
  8. Adoce com açúcar ou acrescente folhas de cardamomo, mel ou limão.

Agora você está pronto para preparar e servir o seu café turco ou o seu chá árabe. Aproveite para escolher seus doces na Faruk e ter uma experiência única.

Leave a Reply